III Fórum Sul Brasileiro de Comunidades Terapêuticas

Aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro o III Fórum Sul Brasileiro de Comunidades Terapêuticas na sede da Cruz Azul em Blumenau. O evento teve o apoio da ACCTE.

Importantes atores do do cenário estadual das Políticas Publicas e das Comunidades Terapêuticas estiveram reunidos para discutir assuntos como: RDC 29, Financiamento de vagas em CT´s, Desafios e Futuros para as CT´s. A ACCTE participou ativamente em todas as discussões.

Célio Barbosa, presidente da recém criada CONFENACT e presidente da FENNOCT (Teresina/PI) apresentou os avanços políticos que as CT´s estão tendo e reforçou aos presentes a importância das CT´s se associarem e se unirem cada vez mais, assim como aconteceu com as federações que respeitando as particularidades de cada uma, buscam juntas os interesses comuns.

Adalberto Calmon Barbosa, da Fazenda da Esperança de Guarantinguetá(SC), apresentou as fazendas e o como tem trabalhado com sucesso na recuperação de milhares de pessoas e famílias.

O Deputado Ismael dos Santos, relatou os importantes trabalhos realizados pelo Fórum Parlamentar de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa,o qual preside e pedido do Governador Raimundo Colombo para o financiamento de vagas em CT´s. O Deputado Ismael tem sido um grande defensor do trabalho das CT´s catarinenses representando com propriedade o segmento e lutando pelo reconhecimento e financiamento do mesmo.

A Profa. Dra. Maika Arno Roeder, trouxe as informações acerca da realidade das CT´s catarinenses informando os avanços e pontos que ainda devem ser melhorados.

Dr. Robson Robin, Coordenador Geral de Politicas de Redução de Oferta da SENAD destacou a importância do trabalho das CT´s no país e a mudança na politica nacional, onde as CT´s migraram para a SENAD e por lá serão financiadas, porem destacou a importância da organização das entidades pois assim como virá o financiamento, virá também uma maior cobrança.

Mauricio Landre, atualmente atuando na Comunidade Terapêutica Santa Carlota (Itapira/SP) trouxe informações acerca do novo trabalho que está desenvolvendo.

Rolf Hartamann, Diretor Presidente da Cruz Azul no Brasil, relatou a importancia da presença e a atuação da Cruz Azul na história das CT´s bem como a contribuição que vem dando na area da educação das entidades. A Cruz Azul, historicamente tem um trabalho em todo o mundo, na área de prevenção e capacitação.

Arsanjo Paul Colaço, Presidente da ACCTE, falou dos Desafios e Futuros para as CT´s, descantando a importância do associativismo das entidades onde a ACCTE respeita as particularidades de cada entidade e busca representá-las da melhor forma, propôs a criação de um selo de qualidade e informou que em breve a ACCTE estará lançando uma série de vídeos institucionais onde mostraremos a verdadeira realidade das CT´s.
Junto com a CONFENACT está trabalhando para o melhor pelas CT´s.

No Forum tambem foi informado que no próximo dia 01/10 a SENAD lançará o novo edital para as CT´s.

Na oportunidade gravamos vídeos com algumas autoridades, que farão parte da série de vídeos institucionais da ACCTE.

Várias CT´s presentes se associaram e agora já estamos representando aproximadamente 30% das CT´s catarinenses.

No dia 28, aconteceu também a primeira reunião da CONFENACT na sua sede (Blumenau), onde o presidente da ACCTE, Arsanjo Paul Colaço, é conselheiro fiscal.

Parabenizamos a Cruz Azul no Brasil, por mais esse brilhante evento e juntos queremos construir a história de sucesso das Comunidades Terapêuticas que são as instituições que mais resultados dão, no atendimento as pessoas que tem problema com substancias e suas famílias.

Mais fotos em: http://www.facebook.com/pages/Cruz-Azul-no-Brasil/388843497846246?fref=ts

Esta entrada foi publicada em Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>